Vereadores de Codó são acusados de oferecer vagas no seletivo de professores em troca de apoio político

A denúncia de possível interferência política e a falta de transparência no processo seletivo precisam ser apuradas com rigor pelas autoridades competentes.

Uma grave denúncia sobre o seletivo simplificado da Prefeitura de Codó tem gerado indignação entre os candidatos. Professores que disputam uma das 293 vagas disponíveis afirmam que vereadores aliados do prefeito Chiquinho do PT estão pedindo o número de inscrição dos participantes, prometendo facilitar o ingresso no processo seletivo em troca de apoio político.

De acordo com um dos professores que preferiu não se identificar, um vereador garantiu que ele seria aprovado no seletivo, desde que fornecesse seu número de inscrição. “Ele disse que com o número de inscrição poderia garantir minha vaga, o que é um absurdo. Isso é uma falta de respeito com quem está participando de forma honesta e confiando na lisura do processo”, desabafou o professor.

Além da denúncia de favorecimento político, o processo seletivo tem sido alvo de críticas por outros motivos. Entre eles, a redução significativa no número de vagas oferecidas. Enquanto em 2023 o seletivo disponibilizou 1.271 vagas, este ano foram abertas apenas 293, número que não atende à demanda local e levanta questionamentos sobre a gestão das contratações temporárias.

Críticos apontam que o modelo adotado pela gestão Chiquinho FC deveria se inspirar em processos seletivos mais transparentes, como os realizados pelo governo estadual, com o qual o prefeito tem forte parceria. Há também quem recorde os seletivos e concursos realizados em gestões anteriores, como a do ex-prefeito Zito Rolim, que eram amplamente reconhecidos pela seriedade.

A denúncia de possível interferência política e a falta de transparência no processo seletivo precisam ser apuradas com rigor pelas autoridades competentes. A lisura e a igualdade de condições para todos os candidatos são princípios fundamentais em qualquer processo de seleção pública, e os indícios de favorecimento político mancham a credibilidade do seletivo e da gestão de Chiquinho do PT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Publicidade

Publicidade

Publicidade