Venezuelanos foram às ruas, nesta segunda-feira (29), para protestar contra o anúncio da vitória nas urnas de Nicolás Maduro. O resultado das eleições é questionado pela oposição, liderada por María Corina Machado, e gera suspeitas da comunidade internacional. Brasil e Estados Unidos esperam a contabilização das urnas para se pronunciar sobre o resultado.
Os manifestantes marcharam pelas ruas de Caracas, capital da Venezuela, gritando: “esse governo vai cair”. Pessoas em casa e nas vias públicas também realizam um panelaço contra a vitória de Maduro, no poder desde 2013.
A polícia venezuelana acompanha os protestantes. Ainda não há informações sobre conflitos ou feridos.
Mais cedo, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela declarou Nicolás Maduro presidente. Segundo a apuração das eleições, Maduro recebeu 52,21% dos votos, contra 44,2% de Edmundo González Urrutia. O Brasil e outros países aguardam a publicação dos “dados desagregados por mesa de votação”.
Para a oposição venezuelana, Urrutia venceu as eleições presidenciais, realizadas no último domingo (28), recebendo 70% dos votos.
“Venezuelanos e o mundo inteiro sabem o que aconteceu”, disse o candidato derrotado, Edmundo González Urrutia.
En medio de la ola de protestas por los cuestionados resultados del CNE en las presidenciales de Venezuela, derriban estatua de Hugo Chávez en Coro, estado Falcón. https://t.co/wQJ3fYr0o7 pic.twitter.com/JzNRxqdo7x
— NTN24 Venezuela (@NTN24ve) July 29, 2024