‘Sol vermelho’ em São Luís é sinal de poluição e pode estar relacionado a queimadas, aponta especialista

No último domingo (25), moradores perceberam uma coloração diferente do sol. O mesmo fenômeno tem acontecido em outros estados, por conta de fumaças de queimadas.

No último domingo (25), moradores em São Luís registraram uma cor vermelha no sol durante o entardecer. Apesar de parecer algo normal e até bonito, especialistas apontam que o fenômeno costuma indicar poluição no ar.

A empresária no ramo de decoração, Joilse Fonseca, foi uma das pessoas que viram o céu em uma cor diferente do comum e resolveu tirar uma foto.

“Chamou muito a minha atenção. Eu achei muito bonito, porém, fiquei assustada com a mudança. Eu aprecio muito o por do sol. Mas eu nunca tinha visto o sol vermelho e fiquei me perguntando… fiquei chocada com a mudança [na cor]”, conta Joilse, que tirou fotos do sol vermelho no Espigão Costeiro, na Ponta d’Areia, por volta das 17h50.

Em São Paulo e Minas Gerais, a coloração vermelha do sol tem sido constante nos últimos dias por causa das queimadas que foram registradas no interior paulista. Há ainda focos de incêndio no Pantanal e na Amazônia.

Segundo especialistas, são as partículas de poluentes na atmosfera, como as fumaças das queimadas, somados ao ar seco, que formam o tom avermelhado no sol. Em São Luís, a suspeita também decai às queimadas, mesmo que em menor intensidade do que o registrado em outras regiões.

“Com certeza o ar está poluído e isso talvez venha gerar problemas futuros, ou até presentes, decorrentes à inalação desses poluentes”, explica Márcio Eloi, meteorologista do Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

No Maranhão, a maior parte dos registros de queimadas está na Região Sul. Porém, no último fim de semana, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registrou focos de incêndio em regiões próximas a São Luís, como em Bequimão, Alcântara e Icatu.

Veja top 5 de focos de incêndio dentre os municípios do MA, em agosto

  1. Mirador – 195 focos
  2. Balsas – 158 focos
  3. Alto Parnaíba – 104 focos
  4. Fernando Falcão – 98 focos
  5. Humberto de Campos – 60 focos

 

No mês de agosto, o Maranhão está na 8ª posição no ranking das queimadas entre os estados, com 1829 focos de incêndio registrados pelo INPE. No ano, são 6.558 focos, na sexta posição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Publicidade

Publicidade

Publicidade