Sobe para quatro o número de mortes por dengue no Maranhão em 2024

A terceira vítima foi uma criança, de 5 anos, do sexo masculino da cidade de Brejo, a 323 km de São Luís.

Mais duas mortes por dengue foram confirmadas no Maranhão neste ano, chegando a quatro o número de vítimas da doença. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (21) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

A terceira vítima foi uma criança, de 5 anos, do sexo masculino da cidade de Brejo, a 323 km de São Luís. Ela foi transferida para um hospital da capital maranhense para receber tratamento, mas acabou morrendo devido às complicações da doença. O menino foi a segunda criança que veio a óbito devido à dengue.

Já o quarto caso confirmado pela SES foi um idoso, de 67 anos, natural do município de São João dos Patos. Segundo a Secretaria, o homem começou a sentir os sintomas da doença desde o dia 5 de fevereiro. Ele foi transferido para o Hospital da Ilha, no bairro do Turu, em São Luís, no dia 23 do mês passado para receber atendimento médico.

O idoso, infelizmente, não resistiu à piora do quadro de saúde e veio a óbito no último dia 3 deste mês.

De acordo com o Painel de Controle de Arboviroses do Ministério da Saúde, o Maranhão já acumula um total de 3.997 casos prováveis de dengue apenas neste ano. Destes, 1.686 casos foram confirmados e 2 estão sendo investigados.

Sintomas

Os principais sintomas relacionados à dengue são febre alta de início repentino, dor atrás dos olhos, mal estar, prostração e dores no corpo. O vírus da dengue pode ser transmitido ao ser humano principalmente pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas.

Cuidados

A melhor forma de prevenção contra a dengue é evitando a proliferação do mosquito. Para evitar isso, é necessário eliminar objetos que acumulem água e são potenciais criadouros, fazendo vistorias regulares em recipientes que armazenam o líquido, como caixas d’água. Além disso, o repelente é uma outra opção de evitar a doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Publicidade

Publicidade
Publicidade