O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) publicou, na sexta-feira (10), edital para acesso aos cursos superiores oferecidos no primeiro semestre de 2023 via Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O SiSU é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre os requisitos, ele deve ter obtido nota na redação maior que zero e não ter participado na condição de treineiro.
Estão sendo ofertadas 1.925 vagas nos campi Açailândia, Alcântara, Bacabal, Caxias, Codó, Coelho Neto, Imperatriz, Pedreiras, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís – Centro Histórico, São Luís – Maracanã, São Luís – Monte Castelo, São Raimundo das Mangabeiras, Timon e Zé Doca. O Campus Caxias oferta 160 vagas nos cursos de Ciência da Computação (manhã/tarde), Ciências Biológicas (tarde/noite), Química (tarde/noite) e Zootecnia (manhã/tarde). Saiba mais sobre os cursos de graduação oferecidos pelo Campus Caxias acessando a página “Nossos Cursos”.
Inscrição e resultado – As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas de 16 a 24 de fevereiro, no site do SiSU. Caso o candidato não possua acesso à internet, pode se dirigir ao IFMA para acessar gratuitamente a internet ou utilizar os computadores da Instituição para realizar inscrição no prazo definido no cronograma. Nesse caso, ele deve observar o horário das 08h às 12h ou das 14h às 18h. O IFMA em Caxias está localizado na MA 349, Km 02.
O acesso ao sistema de inscrição do SiSU é realizado com as informações de login e senha para acesso aos serviços digitais do governo federal, mediante uma conta no gov.br. Se você ainda não possui cadastro na página gov.br clique aqui para criar sua conta. No momento em que o candidato realiza o login no SiSU, o sistema recupera, automaticamente, as notas dele obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo. No ato da inscrição, o candidato escolhe até duas opções de curso dentre as ofertadas. É possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições. A inscrição válida será a última registrada no sistema.
O resultado da chamada regular deverá ser divulgado no dia 28 de fevereiro, e o período de matrículas vai de 2 a 8 de março. Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do SiSU – de onde serão convocados os candidatos caso haja vagas remanescentes após o período de matrículas regulares. Fique atento também aos prazos para manifestar interesse em participar dessa lista: de 28 de fevereiro a 8 de março.
Acesse os editais no site do IFMA
Sistemas de cotas – De acordo com a Lei nº 12.711/2012, 50% das vagas de cada curso serão reservadas aos estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Metade dessa cota é destinada aos candidatos que tenham renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e a outra metade a candidatos que estejam em qualquer faixa de renda familiar. Em cada um desses grupos, há subdivisões que contemplam estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.
Além desses 50%, o IFMA também reserva 50 vagas para candidatos com deficiência – independente da escola de origem, cor ou renda familiar.
Cronograma
* Período de inscrições – 16 a 24 de fevereiro
* Resultado da chamada regular – 28 de fevereiro
* Matrículas da chamada regular – 2 a 8 de março
* Prazo para participar da Lista de Espera – 28 de fevereiro a 8 de março