Senado vota nesta terça-feira (16) PEC que criminaliza porte de drogas

O texto, se aprovado pelo Senado, seguirá para análise da Câmara dos Deputados.

O Senado Federal deve votar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) das Drogas, que propõe a proibição do porte e posse de qualquer tipo de entorpecentes, independentemente da quantidade, nesta terça-feira (16). O tema será debatido em uma sessão temática agendada para hoje (15).

Segundo a proposta, a posse e o porte de drogas seriam criminalizados, seguindo a regulamentação legal vigente. A expectativa é que a votação em segundo turno ocorra entre o fim de abril e o início de maio, seguindo os trâmites regimentais. O texto, se aprovado pelo Senado, seguirá para análise da Câmara dos Deputados.

A votação da PEC acontece em meio ao julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal. O julgamento foi suspenso em março e aguarda o voto do ministro Dias Toffoli.

Na última etapa de discussão da PEC no Senado, foram abordadas emendas que detalham a diferenciação entre traficante e usuário, com a possibilidade de aplicação de penas alternativas à prisão para usuários e tratamento contra dependência.

O relator da PEC, senador Efraim Filho (União Brasil), defendeu a proposta como uma resposta do Senado ao STF e em consonância com as demandas da sociedade brasileira. A votação promete ser intensa, com argumentos pró e contra a criminalização do porte de drogas em destaque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Publicidade

Publicidade
Publicidade