
Na madrugada desta terça-feira (17), os policiais militares de São Luís realizaram um salvamento heroico ao salvar a vida de um bebê de 28 dias que se engasgou com leite materno. O pai da recém-nascida procurou ajuda imediatamente, e ao chegar ao local, a equipe composta pelo 2º tenente Danilo Carlos, o 1º sargento Ferreira e o soldado Damasceno, encontrou a bebê com dificuldades respiratórias e com a boca roxa devido ao engasgo. Rapidamente, o soldado Damasceno aplicou a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, com sucesso, e acompanhou a recém-nascida e sua família ao Hospital Municipal Clementino Moura (Socorrão II), onde os médicos constataram que a bebê estava fora de perigo. Este ato de coragem e dedicação dos policiais militares, salvaram a vida de uma criança e provam o compromisso e o valor da vida humana.
Siga o Portal do MaranhãoComo aplicar Manobra de Heimlich em bebês menores de um ano
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros que pode ser usada para remover objetos estranguladores das vias aéreas de uma pessoa. A manobra de Heimlich para bebês menores de 1 ano é um pouco diferente da manobra tradicional. A seguir estão as etapas para aplicar a manobra de Heimlich em um bebê menor de 1 ano:
1 – Posicione o bebê de barriga para cima em sua mão. Segure o bebê com uma das mãos, com o pulso na base do tórax e o polegar na parte superior das costelas.
2 – Use a mão livre para dar cinco palmadas rápidas e fortes na parte de trás do bebê, entre os ombros.
3 – Se as palmadas não removerem o objeto estrangulador, coloque o polegar na parte superior do abdômen do bebê e o dedo indicador na parte inferior. Pressione profundamente para cima e para dentro, como se estivesse tentando empurrar o objeto estrangulador para cima e para fora. Faça cinco compressões.
4 – Continue alternando entre cinco palmadas nas costas e cinco compressões no abdômen até remover o objeto estrangulador ou até que o bebê volte a respirar normalmente. Se o bebê ainda não estiver respirando, ligue imediatamente para o serviço de emergência e inicie a RCP (Respiração Cardiopulmonar).
Lembre-se que é importante ficar atento aos sinais de engasgamento em bebês e crianças, e que é sempre melhor prevenir do que remediar. Converse com seus familiares e cuidadores para garantir que eles saibam como identificar e lidar com o engasgamento em bebês.