O candidato independente à Presidência dos Estados Unidos Robert F. Kennedy Jr. anunciou nesta sexta-feira (23) a suspensão da campanha dele e o apoio a Donald Trump, do Partido Republicano. O político é sobrinho do ex-presidente dos EUA John Kennedy, que era democrata.
Robert F. Kennedy Jr. disse, ao anunciar a decisão, que pesquisas internas mostraram que a presença dele na disputa prejudicaria Trump e ajudaria a candidata democrata Kamala Harris.
O político citou a liberdade de expressão, a guerra na Ucrânia e “uma guerra contra os nossos filhos” como razões para retirar o nome dele das urnas em estados decisivos para a disputa presidencial.
“Estas são as principais causas que me persuadiram a deixar o Partido Democrata e concorrer como independente e agora a dar o meu apoio ao Presidente Trump”, disse Kennedy.
No entanto, o político deixou claro que não encerraria formalmente a candidatura e disse que seus apoiadores poderiam continuar a apoiá-lo na maioria dos estados onde é improvável que o voto nele influencie o resultado.
Kennedy tomou medidas para retirar a candidatura em pelo menos dois estados no final desta semana, Arizona e Pensilvânia.
O político disse que a medida ocorreu após conversas com Trump nas últimas semanas.
As eleições presidenciais no Estados Unidos acontecem em 5 de novembro.