A Polícia Federal (PF) prendeu um homem, na manhã desta quarta-feira (28), suspeito de ter ameaçado de morte uma funcionária dos Correios, na cidade de Santo Amaro, a 238 km de São Luís. Segundo as investigações, ele teria tentado retirar duas encomendas sem apresentar documento de identificação com foto. Uma das encomendas era de cédulas falsas.
O homem foi preso em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, durante a Operação Minancia. Ainda durante a operação, a PF cumpriu um mandado de busca e apreensão contra o investigado.
Segundo a Polícia Federal, as investigações tiveram início a partir das comunicações dos Correios, no qual o suspeito teria entrado na agência dos Correios de Santo Amaro com a finalidade de retirar duas encomendas postais.
Entretanto, por não ter apresentado documento de identificação com foto, a entrega das encomendas foi negada pela gestora da agência. Inconformado por não conseguir retirar as encomendas, o investigado desferiu socos que danificaram monitores e outros equipamentos do patrimônio dos Correios. Antes de sair, ele ainda ameaçou de morte a gestora da unidade, afirmando que era membro de uma facção criminosa.
Ainda de acordo com as investigações, uma das encomendas que o suspeito pretendia retirar da agência dos Correios de Santo Amaro tinha como conteúdo R$ 6.500 em cédulas falsas de real e dólar, o que motivou a adoção das medidas judiciais.
Diante dos fatos, o investigado foi autuado pelos crimes de dano qualificado, ameaça, moeda falsa e por integrar uma organização criminosa.
Caso ele seja consenado por esses crime, o investigado poderá receber pena de até 20 anos de reclusão e 3 anos de detenção.
De acordo com a Polícia Federal, o nome da operação vem do termo “minacia”, oriundo do latim vulgar, que significa intimidação por ato, gesto ou palavra.