Um homem identificado como Francisco Raimundo de Pinho Ribeiro, conhecido popularmente como Bode Pedreiro, de 51 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira (8) após passar mal em casa e aguardar por quase duas horas o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em Codó (MA).
De acordo com relatos dos familiares, a vítima, que residia no Residencial São Pedro, acordou sentindo-se mal durante a madrugada. A família entrou em desespero e tentou contato com o SAMU diversas vezes, mas nenhuma das mais de 20 ligações foi atendida. Mensagens enviadas ao número do serviço também ficaram sem resposta.
Sem conseguir socorro, um parente procurou o Corpo de Bombeiros, que informou também não estar conseguindo contato com o SAMU. Diante da situação, um familiar decidiu ir pessoalmente até a sede do serviço de urgência para pedir ajuda.
A ambulância só chegou à residência cerca de duas horas depois, quando Francisco Raimundo já estava sem vida. Segundo os parentes, as mensagens enviadas anteriormente foram respondidas apenas após o homem sair da sede do SAMU, fato que levantou suspeitas de negligência.
Os familiares acreditam que a atendente do serviço possa ter desligado o telefone para dormir durante o plantão, o que teria resultado na demora fatal. Eles acusam o SAMU de omissão de socorro e afirmam que irão acionar a Justiça para responsabilizar os envolvidos.
O governo de Chiquinho do PT, responsável pela gestão do SAMU em Codó, foi procurado pelo jornalista Marco Silva para prestar esclarecimentos, mas até o fechamento desta matéria não respondeu aos questionamentos.
Fonte: Marco Silva Notícias