O setor empresarial maranhense amanheceu em luto, nesta terça-feira (16). José Arteiro, ex-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), faleceu, aos 86 anos, no hospital UDI, em São Luís.
José estava internado pois sofreu uma queda em casa. Ele fraturou a região da pelve (mais conhecida como “bacia”). A cirurgia para tratamento da fratura teve complicações que levaram ao seu falecimento.
José Arteiro foi uma liderança essencial na defesa do comércio, serviços e turismo do Maranhão. A qualificação profissional do estado e ampliação de projetos sociais voltados para a população foram marcas de sua gestão, a partir da maior consolidação do SESC e do SENAC.
Além dos benefícios para o estado, José também foi responsável pelo estabelecimento de uma estrutura mais moderna para a Fecomércio e criação de ponte entre o setor privado e o poder público. Muito disso, por conta de seu perfil diplomático e político no meio empresarial.
Informações sobre o velório e sepultamento de José Arteiro devem ser divulgadas ainda hoje pela Fecomércio-MA. Seu legado de influência no desenvolvimento socioeconômico do Maranhão sensibilizou autoridades políticas e empresariais, que lamentaram sua morte.
A Fecomércio-MA lamentou a morte de José Arteiro da Silva e destacando a trajetória e o legado do ex-presidente. Confira:
É com profundo pesar que o Sistema Fecomércio/Sesc/ Senac comunica o falecimento do ex-presidente e presidente de honra da Federação do Comércio do Maranhão, José Arteiro da Silva, ocorrido em 16 de setembro de 2025.
Nascido no Ceará, em 3 de novembro de 1938, construiu em São Luís uma sólida trajetória como empresário e dirigente de entidades de classe, fundando empresas de destaque como a Sapataria São Luís, Lojas Wilson, Manchete Calçados e Dic Jeans.
Formado em Administração de Empresas pela UEMA, atuou com dedicação em prol do setor terciário, sendo diretor-fundador da CDL São Luís, presidente do Sindicato dos Lojistas, membro do Conselho Deliberativo do Sebrae/MA e juiz classista da Primeira Junta de Conciliação e Julgamento.
À frente da Fecomércio-MA por 39 anos (1983-2022) e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), recebeu diversos títulos e homenagens, sempre reconhecido por sua liderança e contribuição para desenvolvimento do comércio maranhense.
José Arteiro deixa um legado de conquistas e dedicação que inspira as futuras gerações.