Equatorial Maranhão se pronuncia após apagão e divulga nota oficial

A causa foi uma falha em um equipamento na subestação de responsabilidade da Eletronorte, localizada no município de Peritoró.

A Equatorial Maranhão divulgou comunicado oficial informando sobre a interrupção do fornecimento de energia elétrica registrada às 21h41 da quarta-feira, dia 6 de agosto de 2025.

A causa foi uma falha em um equipamento na subestação de responsabilidade da Eletronorte, localizada no município de Peritoró.

O problema impactou o abastecimento em diversos municípios, incluindo Altamira do Maranhão, Alto Alegre do Maranhão, Bacabal, Bom Lugar, Brejo de Areia, Cantanhede, Codó, Coroatá, Esperantinópolis, Igarapé Grande, Lago da Pedra, Lago dos Rodrigues, Lago Verde, Lagoa Grande do Maranhão, Marajá do Sena, Olho d’Água das Cunhãs, Paulo Ramos, Pedreiras, Peritoró, Pirapemas, Poção de Pedras, São Luís Gonzaga, São Mateus, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Timbiras, Trizidela do Vale e Vitorino Freire.

Desde o início da ocorrência, a Equatorial Maranhão acompanhou de forma direta os desdobramentos junto à Eletronorte, monitorando e atuando para solucionar a falha.

O fornecimento de energia começou a ser gradativamente restabelecido a partir da meia-noite e foi normalizado em todos os locais por volta das 2h50 da madrugada desta quinta-feira, 7 de agosto.

Durante todo o período, a distribuidora mobilizou equipes que permaneceram em alerta no Centro de Operações Integradas (COI e em pontos estratégicos, assegurando o monitoramento constante e a segurança das operações.

Por fim, a empresa esclareceu que as causas do incidente ainda serão investigadas e relatadas ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão responsável por apurar e analisar o ocorrido.

O comunicado foi emitido pela Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão na manhã de hoje, 7 de agosto de 2025.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
+LIDAS DA SEMANA