
A embarcação São Gabriel começa a operar nesta quinta-feira (25) em São Luís. Nessa quarta (24), o ferryboat passou por fiscalizações realizadas pela Capitania dos Portos e a Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB).
Siga o Portal do MaranhãoO presidente da MOB, Celso Henrique Boubert, disse que o novo ferryboat é considerado uma das maiores embarcações da região Norte e Nordeste.
“A gente está aqui como uma das maiores embarcações do Norte e Nordeste. A capacidade dela são de 100 carros e 1000 pessoas sentadas, sendo que dessas 1000 pessoas sentadas a gente tem uma área vip também climatizada com poltronas reclináveis, que tem uma capacidade de 260”, ressalta Celso Henrique.
A embarcação já entra em operação na manhã desta quinta, mas, antes disto, na tarde dessa quarta-feira, fez uma viagem teste entre a Ponta da Espera, na capital, e Cujupe, em Alcântara. O percurso foi feito em uma hora e dez minutos.
O ferry São Gabriel tem 87 metros de comprimento por 16,5 de largura. Ele passa a ser o maior ferryboat em operação no sistema de transporte de passageiros marítimos na Baía de São Marcos e um dos maiores do Norte e Nordeste. A embarcação chega com a promessa de reduzir o caos que foi instalado no sistema de transporte marítimo na região.
Em maio, o ferryboat Zé Humberto chegou para amenizar o drama, mas acabou virando polêmica e piorou a situação. Agora, com toda a sua capacidade, o São Gabriel entra em operação.
Também a partir desta sexta-feira (26), o ferryboat Cidade de Araioses, que também está em manutenção, entra em operação. Com essas novas embarcações, o sistema de emissão de passagens volta a funcionar, provavelmente, a partir da próxima semana.