Congresso certifica oficialmente a vitória de Donald Trump

Kamala Harris presidiu a cerimônia, que teve segurança reforçada após invasão do Capitólio em 2021

O Congresso dos Estados Unidos (EUA) iniciou na tarde desta segunda-feira (6) a certificação da vitória de Donald Trump na eleição presidencial de novembro. A sessão com membros do Senado e da Câmara dos Deputados é o último passo antes da posse do republicano, em 20 de janeiro.

Os legisladores se reuniram às 13h (15h no horário de Brasília) sob um forte esquema de segurança. Desta vez, no entanto, não há expectativa de protestos ou objeções no Congresso. Republicanos, que em 2020 contestaram a vitória de Biden, agora aceitam o resultado que colocou Trump de volta à presidência. Democratas, por sua vez, reconhecem a escolha dos eleitores, mesmo após a derrota da vice-presidente Kamala Harris no Colégio Eleitoral, por 312 a 226 votos.

Com pompa e tradição, o dia transcorreu como aconteceu inúmeras vezes antes, com a chegada das caixas cerimoniais de mogno cheias dos certificados eleitorais dos estados. Kamala Harris presidiu a certificação da própria derrota por também presidir o Senado, cumprindo o papel constitucional da mesma forma que o vice-presidente de Trump, Mike Pence, fez em 6 de janeiro de 2021.

Ela ficou no púlpito onde a então presidente da Câmara, Nancy Pelosi, foi retirada às pressas para um local seguro da última vez, enquanto a multidão avançava em direção à casa legislativa.

Há novas regras processuais em vigor após o que aconteceu há quatro anos. Com as mudanças na Lei de Contagem Eleitoral, agora é necessário que um quinto dos legisladores, em vez de apenas um em cada câmara, levante objeções aos resultados das eleições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Publicidade

Publicidade

Publicidade